O ePSXe é um dos melhores emuladores de PlayStation 1 (tem gente achando que ele roda jogos do PS2. Não, não roda, é só PSone), mas muitas pessoas acabam pegando outros emuladores por acabarem se perdendo na configuração dos plugins, tentarei aqui montar um guia para facilitar as coisas.
Nota: Este tutorial foi feito tendo em mente pessoas que tenham a paciência de configurar os vários itens do emulador pra deixar os jogos rodarem da melhor forma possível. Caso você não se enquadre nesse quesito ou não tem tanta paciência, não tem problema. Logo mais abaixo há um link contento o ePSXe com os plugins já inclusos e uma breve explicação do que fazer pra sair jogando em poucos minutos
Nota 2: É impossível fazer com que TODOS os jogos rodem bem no ePSXe, assim como é impossível fazer com que o emulador rode bem em TODOS os PCs que existem por aí porque são coisas que dependem de inúmeros fatores, vários eu não tenho como resolver ou sequer ajudar. Então eu peço que se alguém ficar com descontente ou com raiva, teste outro emulador. Segue pra quem quiser um link do Emurayden:
https://www.baixe.net/baixar/down804.html
Começando:
Baixe o ePSXe do site oficial: www.epsxe.com, a última versão é a 1.7, caso queiram baixar de uma vez podem usar esse link: https://www.epsxe.com/files/epsxe170.zip para a versão Windows e https://www.epsxe.com/files/epsxe160lin.zip para a versão Linux
Extraia o conteúdo do arquivo para uma pasta apropriada, mas não rode nada ainda
Segue uma imagem da estrutura de pastas do emulador:
Bios
Um dos requisitos importantes para que o emulador funcione é baixar a BIOS do plasytation. Você pode encontrar em algum site ou P2P… não posso colocar links por ela ser de propriedade da SONY e estar circulando na internet de maneira ilegal.
Quando achá-la coloque ela na pasta BIOS (a que aparece na imagem acima). O nome do arquivo é scph1001.bin ou scph101.bin, o primeiro arquivo é a BIOS do primeiro PlayStation e o segundo (scph101) é a BIOS do PSone, recomendo que peguem a 101 por ter um visual bem mais limpo na hora de gerenciar o save dos jogos.